Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
ABR
26

CONHEÇA MAIS SOBRE A BRASITAL, UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO ROQUE

Terça, 26/04/2022
Patrimônio Cultural

Muito mais do que uma antiga fábrica, a Brasital é um dos patrimônios mais importantes de São Roque, porque influenciou a cultura e a economia do município. A Brasital foi uma indústria têxtil construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, uma das primeiras do estado de São Paulo, sendo um dos prédios históricos mais importantes na região onde está localizada.

 

O prédio começou a ser construído após o italiano Enrico Dell’Acqua expandir suas indústrias têxteis, que já exportavam a partir de vários lugares, como a própria Itália, seu país natal, e Argentina.

 

Então, no ano de 1890, foi fundada a Sociedade Italiana de Exportação Enrico Dell’Acqua, com sua sede em Milão e filiais em Buenos Aires e São Paulo. A fábrica era movida por uma represa com 4000m² de área inundada, 3600m² de área construída e uma queda de água de 30 metros de altura, o que impulsionava os teares da empresa produzindo materiais com tecidos em algodão, como brins, toalhas e colchas.

 

Anos depois, em 1899, a empresa ganhou outro nome, vindo a se tornar uma sociedade anônima, passando a se chamar “Societá de Esportazione Enrico Dell’Acqua”, que 20 anos mais tarde teve uma nova troca na direção e teve novamente seu nome alterado, dessa vez para Brasital, uma junção entre Brasil e Itália.

 

A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.

 

Com o passar do tempo, as atividades da indústria foi diminuindo até que, em 1970, a Brasital foi fechada definitivamente. A reinauguração do espaço viria 17 anos mais tarde, no dia 1º de maio de 1987, quando o local começou recebeu um novo nome e passou a chamar Centro Educacional e Cultural Brasital. Nesta mesma época, com a ajuda do Governo Estadual, a infraestrutura da Brasital S/A passou a integrar o patrimônio público de São Roque.

 

Atualmente, o prédio principal da administração abriga os departamentos de Educação e a Divisão de Cultura da prefeitura. O Banco do Povo e o Posto de Atendimento do Sebrae também funcionam no local, situados na portaria da rua Rui Barbosa.

 

Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música, dois salões onde são realizados eventos, trilhas pela mata e atividades esportivas.