São Roque recebe primeiro cinema solar do Brasil nesta quinta-feira, dia 1º

Quinta, 01/09/2022
Eventos
O projeto CineSolar retorna à São Roque, promove atividades culturais na cidade. Com a proposta de cinema movido a energia solar, as sessões gratuitas acontecem na quinta-feira (1), no Centro Cultural Brasital, a partir das 18 horas.

Levando a magia do cinema, o CineSolar tem patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e das Prefeitura Municipal de São Roque, e exibirá curtas-metragens brasileiros, além do filme infantil “Turma da Mônica - Laços”.

Com entrada gratuita e distribuição de pipoca, nas sessões o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Nelas, o público é convidado a entender, de forma descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

De acordo com os produtores, O CineSolar funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de energia e armazenamento, tendo 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O CineSolar é viabilizado pelo projeto Rede Brazucah - 2ª edição, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e é realizado pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.